Histórico

O Colégio Central foi inaugurado no ano de 2003, sob o ato de nº 12889 D.O. 20/12/2002, com o objetivo de atender a demanda de estudantes de Ensino Médio da nossa cidade, já que, por força da legislação, as escolas municipais não oferecem mais essa modalidade de ensino.

Nesse período, o Colégio praticamente não dispunha de professores efetivos e por isso os docentes eram quase todos contratadoe pelo REDA. Com o tempo foram sendo nomeados professores efetivos, e atualmente o quadro está praticamente completo.

Seu nome de inauguração era Colégio Estadual Governador Paulo Souto, e através de uma eleição ocorrida no Colégio em 2009 passou a chamar-se Colégio Central de Ribeira do Pombal.

Como o próprio nome sugere, o colégio está situado no centro da cidade à Rua Deputado Antonio Brito, s/n. Tel (75) 3276-3021 ou 1506. Seu cadastro no MEC/Inep é 29428530.

O Colégio funciona nos três turnos e oferece o curso de Formação Geral a mais de 800 alunos matriculados, dos quais cerca de 40% são oriundos da zona rural.

Perfil dos Estudantes

A clientela do Colégio é bastante diferenciada. No turno matutino, a escola recebe os alunos da sede; adolescentes, dependentes de seus pais, pessoas de condição financeira equilibrada. Há alunos oriundos de escolas particulares e que têm acesso aos modernos aparelhos tecnológicos em suas moradias. São extrovertidos e gostam de participar de projetos de competições. Empregam uma linguagem mais avançada com relação aos demais e demonstram possuir várias habilidades, mas seu desempenho chega, em algumas turmas, a ser menor que o dos alunos do vespertino, o que, na avaliação de alguns professores, acontece em virtude do comportamento indisciplinado em sala de aula, ou à pouca preocupação em realizar as atividades determinadas pelos professores.

Os alunos do vespertino são, em sua maioria, habitantes da zona rural que se deslocam diariamente para a escola. São mais disciplinados e de um modo geral demonstram maior interesse em aprender. No entanto, participam menos dos projetos, são mais preservadores dos seus valores culturais, e apresentam desempenho que varia de acordo com a comunidade de origem. Em alguns casos, chegam a superar os resultados obtidos pelos colegas de turnos opostos.Diferente dos dois turnos diurnos, os alunos do noturno são jovens e adultos que, em sua maioria, já exercem uma atividade no mercado de trabalho, a maioria deles como diaristas. De um modo geral, apresentam mais dificuldades de aprendizagem devido ao trabalho cansativo que muitos desenvolvem durante o dia. Quase sempre, não apreciam atividades extraclasses e expressão pouca expectativa com relação ao futuro escolar, não planejando participar de vestibulares ou outros exames semelhantes, com raras exceções.

Perfil da Comunidade de Entorno

Ribeira do Pombal, município onde o Colégio está localizado, situa-se num ponto estratégico da região, o que favorece maior desenvolvimento com relação às demais cidades do seu porte. Por isso tem um comércio razoavelmente desenvolvido, empregando muitos jovens e adultos. Além disso, sua economia também se baseia na produção agrícola e em atividades extrativistas, a exemplo da apicultura. Isso faz com que a maioria da população tenha condições razoáveis de sobrevivência e moradia, não sendo comuns casos de extrema pobreza.
No entanto, como a maioria das cidades pequenas, sua infra-estrutura ainda não corresponde aos padrões ideais, principalmente com relação ao saneamento básico e à educação. Há pouco incentivo à cultura e a mesma não dispõe se cinema, teatro ou instituições relacionadas que favoreçam o desenvolvimento intelectual dos nossos jovens.

Perfil da Comunidade de Entorno